fbpx

Foto capa: Photo by Ergita Sela on Unsplash

Você já faz alguma busca sobre “Qual a melhor modelagem de calça jeans?”  Eu já! E tenho certeza que pelo menos você já parou para pensar nisso.

A maioria das matérias sobre esse assunto partem do ponto de vista de adequação para o seu “biotipo”.

“Se você é baixinha evite a calça x”, ou “se você tem barriga evite o modelo y”…

Mas eu gostaria de propor um novo ponto de vista: que seja determinado pela mensagem que queremos passar. 

Aliás, se você me acompanha há um tempo, já deve ter visto que eu sempre busco substituir as regras de adequação por, justamente, essa visão que parte da mensagem a ser passada.

Por isso, ao invés de eu mostrar formatos de corpo aqui, nessa matéria vamos analisar a mensagem presente em 4 principais modelagens de calças jeans.

Ah, e importante! Entender os significados presentes em cada uma vai te ajudar a ter mais domínio para fazer suas próprias escolhas, seguindo o que está aqui ou não. Lógico que você pode não gostar de alguma modelagem, mas saber a mensagem que cada uma delas trás irá te ajudar a escolher o melhor modelo para você passar a mensagem que deseja, independente do seu biotipo.

Aqui vale uma observação! Nenhuma peça passa uma mensagem sozinha, precisamos sempre pensar na composição que está sendo feita. Qual é a blusa, calça, sapato, acessórios, cabelo, maquiagem, tecido, acabamento, enfim… temos que olhar a composição como um todo.

Mas, com certeza, cada composição terá um toque mais sofisticado, descolado, moderno ou sensual e a modelagem irá ajudar.

Peça #1 | Calça Reta

Fonte: Foto 1 – https://pin.it/5A2PuEL
Foto 2 – https://pin.it/pxQVwSM
Foto 3 – https://pin.it/4e9gKkA

A calça reta tem uma modelagem mais tradicional. Geralmente, o jeans é mais grosso e não tem elastano. 

Essa modelagem trás uma mensagem mais elegante e séria, principalmente quando combinada com outras peças clássicas – camisas, sapato de bico fino, por exemplo.

Mas, é possível garantir uma mensagem mais despojada, combinando a calça com peças casuais como camisetas e tênis ou dar AQUELE truque de styling: dobrar a barra ou colocar um lenço, por exemplo.

Peça #2 | Mom Jeans

Fonte: Foto 1 – https://pin.it/Ng9n31L
Foto 2 – https://pin.it/6jpzjU2
Foto 3 – https://pin.it/4eGNrbM

A mom jeans que tinham ficado lá nos anos 80 e 90 voltaram com tudo. Por ser uma calça com uma modelagem mais solta e com o cós alto, a mom jeans com certeza irá trazer aquela mensagem de conforto e versatilidade ao look.

Para deixar a composição mais sofisticada traga elementos do universo clássico: blusas com tecidos planos e estruturados, sapatos de bico fino ou salto. Caso queira uma mensagem mais delicada e suave, faça a composição com blusas com leve transparências, estampas delicadas, cores claras, sapatos com bico arredondado, por exemplo

Calça #3 | Pantalona

Fonte: Foto 1 – https://pin.it/6Pc5VOP
Foto 2 – https://www.instagram.com/jessicalopes/
Foto 3 – https://www.faroldabahia.com.br/noticia/nada-basica-como-usar-calca-jeans-em-looks-sofisticados

Até aqui já deu para perceber que uma peça não passa mensagem sozinha, tudo depende de como vamos compor com outras peças, sapatos, acessórios. Mas a calça pantalona, por ter essa modelagem ampla, trás uma mensagem moderna, dramática, impactante. Do look mais básico ao mais fashionista, a calça pantalona vai sempre acrescentar um impacto.

Você pode compor com peças básicas e deixar o look bem versátil ou então compor com outras peças com modelagens amplas e deixar o look beeeem dramático e irreverente.

Calça #4 | Skinny

Fonte: Foto 1 – http://www.flawssy.com/30-superb-plus-size-outfits-for-women/
Foto 2 – https://pin.it/70oPMil
Foto 3 – https://pin.it/4gkdYIg

A calça skinny geralmente tem elastano em sua composição, isso faz com que ela fique mais colada ao corpo e marque mais a silhueta, trazendo uma mensagem mais sensual e atraente.

Para trazer uma mensagem mais confortável e versátil à composição some peças mais folgadas, tênis, mas se você quiser uma composição mais criativa, some cores, texturas, acessórios e se joga!

Qual o modelo de calça que você mais tem no seu guarda-roupa? Essa modelagem está de acordo com a mensagem que você quer passar?

Você não sabe qual mensagem quer passar? Ter um guia de estilo pode te ajudar nesse processo.

Quer Receber novidades?

Deixe seu comentário